sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Como lidar com pessoas mal educadas?



             Com o mundo louco de hoje em dia, está cada vez mais necessário mostrar educação e paciência. Trabalho com educação e percebo que o meu trabalho é infinitamente mais difícil, principalmente quando notamos que algo está mudado em nossa sociedade. Nos dias de hoje é raro encontrar alguém que seja extremamente educado em suas ações, não é impossível, mas é raro. Antigamente isso já foi mais comum e parece que educação e gentileza são palavras do passado. Por não ter justamente isso que o mundo está do jeito que está. A falta de paciência de alguns com a falta de educação de outros. 
            A educação  e os bons costumes não são praticas que foram criadas nos dias de hoje , é bastante antigo, desde o tempo em que homem jogava sua blusa em cima de uma poça de água para a mulher passar, puxava a cadeira para ela sentar, entre outras coisas. Por muitos lugares que andamos hoje nem o básico “Muito obrigado” ouvimos. Palavras básicas e essenciais para evitar qualquer transtorno e ter o mínimo de educação “Muito obrigado”, “Com licença”, “Por favor” e “Me desculpe”, palavras assim são simples, mas nem todos utilizam. Não somente usar de tais palavras, mas evitar situações inadequadas também é sinal de boa educação.
            É muito comum encontrar pessoas que não sabem se comportar dentro de um grupo e muitas vezes essas pessoas são chamadas de anti-sociais, normalmente não pensam no outro ou na coletividade, sempre estão preocupadas em fazer o que querem sem se preocupar se estão agradando ou não.  
            Devemos ter a consciência de que uma pessoa mal educada sempre trabalha de mau humor, porque não sabe ser feliz. Não sendo feliz, a má educação, apresenta-se como um sintoma colateral e assim sendo, não gosta do que faz, não é feliz no amor, tem casa, mas não tem um lar, não tem amigos, não tem família.
            O encontro com uma pessoa mal educada deve fortalecer nossa atitude de não sermos igual a ela. A reação diante de uma pessoa mal educada deve ser tratá-la com gentileza.
            Se você deseja ser educado, confira algumas dicas que nós daremos. Primeiro de tudo é importante manter a calma e ter autocontrole. Ninguém é educado se fizer drama independente da situação. Chamar a atenção definitivamente não é sinal de uma pessoa educada, pois pessoas educadas são discretas, tente não utilizar palavrões, essa também é uma maneira de não chamar a atenção. Não fale sobre vulgaridades, uma pessoa educada não toca nesse tipo de assunto e a linguagem diz muito sobre o que a pessoa representa. Cuidar da aparência é essencial, pode ser esquisito, mas se você estiver bem cuidado e bem arrumado já passa uma impressão de uma pessoa mais educada. Ainda na aparência, tome cuidado com sua postura, uma postura desleixada é sinônima de desorganização e bagunça e não de educação.
            O respeito é um item extremamente importante da educação. Para se mostrar educado com alguém, respeite-a e você também será respeito, afinal gentileza gera gentileza. Todas essas dicas servem para o mundo inteiro e para que as pessoas possam mudá-lo começando por si mesmas.

Genival Miranda

MANIFESTO



Acredito que um dia ao acordar
Poderei ver o fim desta triste situação em que vivemos
Verei pessoas que possam amar sem se preocupar em ter e sim ser
Vamos poder respirar e alimentar-nos melhor...
Acredito no ser humano nas pessoas que habitam o planeta
Creio nas mudanças de atitude e de conceitos
E que todas sabem o mal que fazem
Mas ainda não pararam para desfazer
Ou agir melhor...
Acredito em mudanças em pessoas boas e conscientes
Que com certeza estarão mais felizes com a natureza
E com suas próprias vidas...
Ainda tenho esperança de um planeta melhor sadio e harmonioso
Ainda acredito que as pessoas que aqui vivem querem ser felizes
Ainda acho que só falta um pouco de conscientização
Mas para isso precisamos abrir o coração.

Genival Miranda

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembr0 no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.