quinta-feira, 4 de abril de 2013

Intercâmbio, quem faz?


Primeiro eu quero te explicar que intercâmbio é o fato de uma pessoa permanecer por um determinado período em outro país com a finalidade de estudar ou obter experiência e conhecimento através da vivencia com outros povos e culturas.

Apesar do crescimento do número de brasileiros nos últimos anos interessados em fazer um intercâmbio, isto não representa uma novidade, pois desde que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, já se fazia intercâmbio para a Europa. Após a Segunda Guerra Mundial em 1945 quando os países da Europa tiveram que se reestruturar, o intercâmbio ganhou adesão e força.

Durante os últimos anos, o Intercâmbio de idiomas praticamente se tornou sinônimo de “intercâmbio” no entanto, é crescente o número de Brasileiros que a cada ano buscam uma experiência no exterior.
Os brasileiros buscam ofertas de cursos em vários países, hoje já se compreende que uma experiência fora do Brasil, vivenciando outras culturas é extremamente enriquecedora para sua vida profissional.

Apesar da grande quantidade de brasileiros optando pelos intercâmbios nos EUA e no Canadá, hoje já se pode contabilizar números equivalentes ou ainda maiores na preferencia dos cursos nas Universidades Portuguesas e um dos grades motivos é pela questão do idioma. Neste caso, os Brasileiros buscam cursos universitários, Mestrados e Doutorados. A vantagem é que em Portugal não se exige exame de proficiência em línguas e isso facilita tudo, além do que, as universidades européias possuem excelente padrão.

Por: Luciene Marques

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Projeto do Curso de Iniciação Teatral em Olímpia supera expectativas.




Segundo o idealizador do curso e professor Genival Ferreira de Miranda, “o primeiro dia do curso de Teatro para iniciantes, foi uma aula de apresentação. Onde foi explanado tudo o que vai ocorrer nas aulas de teatro inclusive algumas regras que devem ser seguidas.”
Ainda segundo Genival, “foi destacado a importância do grupo vir assistir espetáculos com apresentações teatrais no decorrer do curso. Teremos professores convidados no decorrer do curso também.”



LEVE ESSE PROJETO PARA SUA ESCOLA OU CIDADE!


Academia e Museu realizara o 2º Sarau Acadêmico no Museu dia 6 de Abril


Na noite do dia 6 de abril, um sábado, às 19h, o Museu de História e Folclore ‘Maria Olímpia’ será palco do II Sarau Acadêmico, evento realizado pela Academia Olimpiense de Letras e Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, e diretoria do Museu. Serão declamações poéticas, apresentação de danças, teatro e música, além de homenagens e do sebo que venderá livros usados.
 O Sarau contará também com a participação do GRUPO DE INICIAÇÃO TEATRAL, com jograis de poemas.

terça-feira, 2 de abril de 2013

CINEMA NA ESCOLA


De todos os seres viventes no nosso planeta o “homem” é o único capaz de produzir “arte”. Assim, desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida, sempre nos diferenciando dos demais seres à nossa volta, pois por meio dela representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos. Certamente que sem a “arte” nossa vida seria incompleta, por que não teríamos essa “linguagem” para expressar plenamente todas as nossas emoções e paixões. A linguagem cotidiana ou a linguagem científica dão conta de uma parte da realidade. No entanto, só a arte é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e por isso mesmo é essencial (Ferreira, 2008).
O Cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas idéias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Antes do surgimento do Cinema, que ocorreu na passagem do século XIX para o século XX, isso era feito prioritariamente através das outras Seis Artes (Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e Teatro). Mas, apesar de seu recente tempo de vida, o Cinema já nos trouxe muitas possibilidades de encantamento, reflexão e aprendizado.
Há mais de um século o cinema encanta, provoca e comove bilhões de pessoas em todo mundo. Dentre estes bilhões de pessoas que regularmente foram, vão e irão assistir a filmes na sala escura do cinema, certamente estão incluídos milhões de professores e alunos. Apesar de ser uma arte centenária e muitas vezes ao longo da história ter sido pensado como linguagem educativa, o cinema ainda tem alguns problemas para entrar na escola. Não apenas na chamada escola tradicional, mas também dentro da escola renovada, generalizada a partir dos anos 70, o cinema não tem sido utilizado com a frequência e o enfoque desejáveis.  A maioria das experiências relatadas ainda se prende ao conteúdo das histórias, às fabulas em si, e não discute outros aspectos que compõem a experiência do cinema. O problema é que os filmes se realizam em nosso coração e em nossa mente menos como histórias abstratas e mais como verdadeiros mundos imaginários, construídos a partir de linguagens e técnicas que não são meros acessórios comunicativos, e sim a verdadeira estrutura comunicativa e estética de um filme, determinando, muitas vezes, o sentido da história filmada. Dentro desta perspectiva podemos discutir não apenas a ação do professor interessado em iniciar-se no uso do cinema na sala de aula, mas também com aquele que deseja incrementar sua didática, incorporando filmes como algo mais do que ilustração de aulas e conteúdos.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O QUE É FILOSOFIA

O problema crucial é o seguinte: a Filosofia aspira à verdade total, que o mundo não quer. A Filosofia é, portanto, perturbadora da paz.
E a verdade o que será? A filosofia busca a verdade nas múltiplas significações do ser verdadeiro segundo os modos do abrangente. Busca, mas não possui o significado e substância da verdade única. Para nós filósofos, a verdade não é estática e definitiva, mas movimento incessante, que penetra no infinito. 
No mundo, a verdade está em conflito perpétuo. A Filosofia leva esse conflito ao extremo, porém, o despoja de violência. Em suas relações com tudo quanto existe, o filósofo vê a verdade revelar-se a seus olhos, graças ao intercâmbio com outros pensadores e ao processo que o torna transparente a si mesmo.
Quem se dedica à Filosofia põe-se à procura do homem, escuta o que ele fiz, observa o que ele faz e se interessa por sua palavra e ação, desejoso de partilhar, com seus concidadãos, do destino comum da humanidade. Eis por que a Filosofia não se transforma em credo. Está em contínua pugna (luta) consigo mesma.