quarta-feira, 10 de julho de 2013

Conferência de Assistência Social consolidou gestão do SUAS

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, aconteceu no dia 9 de julho, sexta-feira na Casa da Cultura com o tema “a gestão e o financiamento na efetivação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social.
A mesa do evento foi composta pelo vice-prefeito Luiz Gustavo Pimenta, que é também o Secretário da Assistência Social; por Genival Ferreira de Miranda, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; pelos vereadores Cristina Reale e Leonardo Simões; pela assistente social Joyce Martinussi, representante dos trabalhadores; por Rosemeire do Patrocínio, representante dos usuários da assistência social e Irmã Eliane Alves dos Santos, da Paróquia São José, representando as entidades sociais. Também estavam presentes na ocasião os vereadores Hilário Ruiz, Luiz Salata, Marco Coca.
As assistentes sociais Edna Marques (diretora da Proteção Básica) e Adriana Rossi (diretora da Proteção Especial) explanaram sobre os seis eixos pertinentes ao tema. Posteriormente aconteceu a formação de grupos divididos por eixos temáticos, que deram inicio ao debate, possibilitando formular propostas e recomendações avaliativas de cada grupo que foram expostas à plenária no final dos trabalhos para deliberação.
Ao final do evento foram escolhidos quatro delegados para a Conferência Regional de Barretos que determinará a delegação que irá representar nossa região na IX Conferencia Estadual de Assistência Social que será realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro em Atibaia (SP), sendo representantes do Poder Público:  Maria Zilda dos Anjos e Diva Martins Arruda, e da Sociedade Civil: Genival Ferreira de Miranda e Marco Antonio dos Santos. São suplentes do Poder Público: Fernando Graciano da Silva e Andréia Bignarte Medeiros e da Sociedade Civil: Fabiana Cristina Medeiros e Amanda Abreu.
Segundo o presidente do CMAS, Genival Miranda, “a conferencia atingiu seu objetivo de forma tranquila”, ressaltou também a importância da participação de toda sociedade e elogiou a palestra que enfatizou a dificuldade, que ainda existe, em fazer as pessoas entenderem que a Assistência Social “é política pública e não caridade”. “A diversidade do país é grande e que, da mesma forma que no SUS (Sistema Único de Saúde), o SUAS serve para que se tenha um padrão de atendimento na área social, sendo, assim as conferências existem para avaliar e evoluir esse padrão, por isso as políticas sociais só pode ser construídas em parceria poder público e sociedade”.

Fonte: Imprensa Prefeitura de Olimpia

Membros do Conselho Municipal de Cultura foram eleitos em Conferência



A 2º Conferência Municipal de Cultura organizada pela Prefeitura Municipal de Olímpia, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” aconteceu na noite de quinta-feira, 4 de junho na Casa de Cultura, e reuniu grupos, associações culturais e demais pessoas da sociedade civil que juntos discutiram o plano de metas apresentado pelo MinC  - Ministério da Cultura para os próximos quatro anos.
 
 Dentre as metas apresentadas na Conferência de Cultura estavam a ‘Implementação do Sistema Nacional de Cultura’ ministrada pela diretora municipal de cultura, Marina Salemi, a ‘Produção Simbólica e Diversidade Cultural’ exposta pelo professor Genival Ferreira de Miranda, a ‘Cidadania e Direitos Culturais’ assunto discorrido pelas representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Edna Marques e Adriana Rossi, finalizando com a explanação do diretor do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, Caio Longhi com o tema ‘Cultura e Desenvolvimento’
 Durante a Conferência Municipal foram eleitos os novos membros da sociedade civil do CMC - Conselho Municipal de Cultura que representarão Olímpia na Conferência Estadual de Cultura. São eles: David Mendes e Jair da Silva Rego representantes do Frutos da Terra, Cristian Daniel Assis representante do GODAP e do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, Genival Ferreira de Miranda, professor e membro da AOL – Academia Olimpiense de Letras, Shilton Valentim vice-presidente do Anástasis, João Batista Ferreira, representante do Terno de Congada Chapéu de Fitas e Odete Coradine da Casa do Artesão.
 
Estiveram presentes os vereadores Marco Antônio Parolin, que representou o Poder Legislativo na mesa dos trabalhos e o vereador Luiz Antonio Moreira Salata, além do Diretor de Turismo, Paulo Duarte, da Coordenadora dos Festivais, Cidinha Manzoli e membros da sociedade ligados a cultura do município de Olímpia.

domingo, 7 de julho de 2013

MESTRES, PANELAS OU APENAS SERES HUMANOS?


No meu caso todos os meus mestres foram únicos, e sempre foram tratados com o devido respeito e por esse motivo conseguiam se expressar muito bem, muito deles foram duros e muitas vezes também achei que eles não estavam sabendo me ouvir ou me entender. Porém com persistência e paciência, percebi que os meus mestres  eram como o fogo que queima e transforma, como a pipoca que vai para a panela passa pelo desconforto do óleo quente  e estoura se transformando em pipoca branquinha para alimentar as pessoas, foi assim que aconteceu comigo, mas sempre tem o piruá aquele milho que não estoura, que podemos comparar com as pessoas teimosas e egocêntricas que acreditam  que já entenderam tudo e por isso não se abrem e ficam no fundo da panela da vida para ser jogadas fora . Esses piruás, não honestos, reclamam pelos cantos, não vem conversar, sempre dizem não a maioria das propostas que o mestre ou a panela faz, depois acusa os outros pelas suas próprias falhas... Mas é assim mesmo, isso tudo é desgastante também para os mestres ou certos mestres panelas, mas os  mestres não desistem nunca, porque a nossa luta é contra as trevas, tentamos levar a luz para quem aceitar. Pelo que eu sei o mestre mostra as diretrizes, os caminhos, precisa orientar e muitas vezes fazer apontamentos, críticas que embora os alunos não saibam, as críticas são sempre construtivas para quem não é orgulhoso e fechado. Então eu como mestre mesmo que não de todos, porque só posso ser mestre de quem me aceita,quem me rejeita, não posso fazer nada e não me sinto culpado por isso. Nunca deixei de dar atenção para os meus alunos graças a Deus, sempre respeitei a todos mesmo, quando a recíproca não é verdadeira e na verdade eu entendo que não é muito atraente panela quente. Podem ficar tranquilas, nós seres humanos, diferentes do milho de pipoca, podemos escolher em ser pipoco ou piruá. Eu sempre aceitei críticas e continua aceitando, mas vou continuar a fazer o meu trabalho por que sou um profissional e como tal acolho a sua insatisfação, mas não deixar de fazer o meu trabalho que embora muita gente não saiba já realizei muita coisa por isso não preciso provar nada para ninguém, quem quer que seja. Quer dar ideia? pode dar ideia sim, sempre estarei aberto, mas querer me ensinar o que devo fazer e como fazer acho ai forçou um pouco. É a mesma coisa eu sendo professor da área de letras querer ensinar  o engenheiro civil como construir um viaduto que  sua especialidade. Muita paz no coração e Deus abençoe!! Obrigado!!

Por: Genival Ferreira de Miranda
07/07/2013