sábado, 18 de agosto de 2012

IMAGINE



Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
você se juntará a nós
E o mundo será como um só

Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de humanos
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo viverá como um só


MEMBRO ACADEMIA OLIMPIENSE DE LETRAS


GENIVAL FERREIRA DE MIRANDA
Cadeira: Nº4
Patrono:
Carlos Drummond de Andrade
- Cargo: 1º Tesoureiro da AOL
- Membro Fundador da AOL
Dados do Acadêmico:
- Contato: genival_miranda@ig.com.br
- Breve Biografia: Possui graduação em LETRAS e PEDAGOGIA pela Faculdade Ernesto Riscali - Olímpia/SP. Atualmente é Diretor Administrativo na ONG Humanizar (Entidade sem fins lucrativos que realiza ações com  crianças, adolescentes e jovens), foi coordenador de Pedagógico na AOPA - Associação Olímpiense de promoção do Adolescente (Preparação profissional para jovens e adolescente amparados pela lei do menor aprendiz ). Possui experiência na área de Educação, atuando como professor e coordenador, principalmente nos seguintes temas: Literatura: contos e lendas, Teatro, orientação profissional, cidadania e controle social. Um dos idealizadores do Projeto Catalendas desenvolvido na cidade de Olimpia, criador do Grupo Teatro Expressão.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Por que sócrates é considerado o pai da filosofia?

 
Sócrates (em grego, Σωκράτης [Sōkrátēs], (470–399 a.C.) foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são Platão, Xenofonte e Aristóteles (Alguns historiadores afirmam só se poder falar de Sócrates como um personagem de Platão, por ele nunca ter deixado nada escrito de sua própria autoria.). Os diálogos de Platão retratam Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade. Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se ao parto das idéias (Fedro) dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente em relação a seus próprios filhos.

O julgamento e a execução de Sócrates são eventos centrais da obra de Platão (Apologia e Críton). Sócrates admitiu que poderia ter evitado sua condenação (beber o veneno chamado cicuta) se tivesse desistido da vida justa. Mesmo depois de sua condenação, ele poderia ter evitado sua morte se tivesse escapado com a ajuda de amigos. A razão para sua cooperação com a justiça da pólis e com seus próprios valores mostra uma valiosa faceta de sua filosofia, em especial aquela que é descrita nos diálogos com Críton.

Fonte(s):

DROGAS, SE FOSSE BOM NÃO TERIA ESSE NOME


As drogas são problemas que integram praticamente todas as sociedades contemporâneas, o resultado negativo decorrente a isso é de ordem social e econômica. Social, pois desestrutura a família e econômico por gerar diversos custos para o governo que na maioria das vezes mantém o tratamento.

No Brasil, as drogas também financiam a violência e o crime. Grande parte dos usuários é jovem, muitos começam a usar geralmente na escola e em idade cada vez mais prematura.

Nesse sentido, a base para o não ingresso dos jovens nesse mundo quase sempre sem volta está na família e na escola. A primeira deve dialogar, conhecer as amizades, esclarecer sobre o perigo das drogas, e ensinar valores humanos e valorização da saúde e da vida. A segunda pode promover palestras, depoimentos, visitas de policiais, médicos entre outros profissionais que estão diretamente envolvidos no processo de prevenção das drogas e tratamentos.
 No entanto, quem mais tem contato com o aluno são os professores, desse modo cabe a ele sempre que possível abrir momentos para discussões acerca do assunto, o tema não é de incumbência somente de determinadas disciplinas, mais sim de todas. O professor desenvolve um grande poder de influência, além de ser um formador de opinião, e é justamente nesse contexto que insere o seu papel.

Diante desse fator o educador pode implantar atividades vinculadas ao tema, muitos professores e também grande parte das direções pensam ou indagam sobre o conteúdo programático e o tempo gasto para concluí-los e que as pausas para as discussões sobre o tema podem prejudicar, esquecem que a palavra “educação” é bem mais abrangente, trata-se da formação do indivíduo como um todo de maneira que possa integrar a sociedade pronto para a vida. Se a função da escola é educar, por que não ensinar as nossas crianças, adolescentes e jovens sobre o risco que correm no uso de drogas?

Em suma, o problema é bastante complexo e requer a participação efetiva dos pais e dos professores com respaldo dos donos de escola, no caso particular, e do poder público nas instituições públicas, uma coisa é certa, a base para o problema está na educação.

domingo, 12 de agosto de 2012

IMATERIAL



















É preciso ceder a vida nesse submundo
É preciso ir para onde o ar é banal
E viver uma vida de amabilidades
E misturar-se nas famílias modernas

Imaterial da anormalidade
Do lado de fora da identidade
Imaterial pela anormalidade
Do lado de fora na identidade

Esse limbo não é um lugar
Para tornar-se um número em outro espaço
Em outra multidão
Eu sou uma fronteira sem nome

Imaterial da anormalidade
Do lado de fora da identidade
Imaterial pela anormalidade
Do lado de fora na identidade

Imaterial, serei pior do que eu mesmo
Imaterial, está claro para mim
Imaterial, serei pior do que eu mesmo
Imaterial, está claro para mim
Serei pior do que eu mesmo