segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Conselheiro de Olímpia participa da VII Conferência Nacional de Assistência Social no período de 30 de novembro a 03 de Dezembro, em Brasília.



O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Olímpia, Genival Ferreira de Miranda foi delegado, representando a DRADs Barretos, juntamente com a Delegação do Estado de São Paulo na Conferência em Brasília-DF.
A cerimônia de abertura oficial da VII Conferência Nacional de Assistência Social deu inicio às 18 horas da segunda-feira dia 30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O primeiro dia do encontro - realizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - teve a participação do ministro Patrus Ananias que, acompanhado da secretária-executiva do ministério, Arlete Sampaio, falou para o público de 2 mil pessoas, entre gestores, usuários e representantes da assistência social. Discutiram os rumos para democratizar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - o qual envolve o acesso de famílias e indivíduos a serviços, projetos, programas e benefícios socioassitenciais em todo o território nacional, foi um dos objetivos do encontro, que trouxe o tema Participação e controle social no SUAS e terminou na quinta-feira dia 3 dezembro.
Antes de chegar à etapa na capital federal, houve o processo de conferências municipais e estaduais de assistência social. Neste ano, gestores, trabalhadores, representantes de órgãos governamentais e de entidades de assistência social (prestadoras de serviços, de defesa e de assessoramento), além de usuários e representantes de organizações de usuários e do Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, entre outros órgãos, assim como demais conselhos de direitos e políticas públicas, estiveram reunidos durante os encontros regionais.
Entre os 2 mil participantes, cerca de 1,4 mil são delegados que têm direito a voz e voto; 280 convidados com direito a voz; 200 observadores (inscritos pela Internet); e 150 pessoas, entre conferencistas, expositores de estandes e de oficinas, relatores e pessoas que dão apoio técnico operacional.
Houve também 37 estandes para divulgação das ações que integram o SUAS. Publicações institucionais e diversos materiais destinados aos participantes que ficaram disponíveis durante os três dias de evento. Cada Estado teve um estande, assim como o Distrito Federal, com o objetivo de dar visibilidade aos serviços socioassitenciais e ações que envolvem a cultura local e a apresentação de publicações e artesanatos regionais. Além de integrantes do Ministério do Desenvolvimento Social e do CNAS, a abertura oficial da conferência contou com representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social e da Comissão de Seguridade Social (ambas da Câmara dos Deputados); Governo do Distrito Federal; Comissão de Assuntos Sociais do Senado; Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas); Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas); Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas); Federação Nacional dos Assistentes (Fenas) e Movimento Nacional de População de Rua.
Foram quatro dias de palestras, debates e votações. Um momento histórico, onde podemos traçar novos caminhos para o avanço do papel do controle social. E garantir espaços para ouvir os atores da política pública de assistência social, afirma a presidente do CMAS de Olímpia, Genival Miranda.

Olímpia faz parte da Delegação de São Paulo que leva propostas para Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília


Olímpia faz parte da Delegação de São Paulo que leva propostas para Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília.O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Olímpia, Genival Ferreira de Miranda, participou como Delegado de 30 de novembro a 3 de dezembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, da VII Conferência Nacional de Assistência Social.
Durante a VII Conferência, os 184 delegados do Estado de São Paulo apresentaram as propostas definidas durante a Conferência Estadual, dentre elas a efetivação da política pública de acessibilidade, ampliação de benefícios ofertados aos beneficiários de projetos e programas sociais, garantia de recursos para a área da assistência social, além das demandas explanadas pelos próprios usuários do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, diz Genival Miranda.
A Conferência Nacional de Assistência Social teve como principal meta fortalecer a política voltada para a implementação do SUAS nos estados e municípios. O Sistema Único de Assistência Social garante todos os projetos sociais, que vão desde a orientação e inclusão produtivas das famílias até casos como o acolhimento de cidadãos em casos de risco social. Além disso, a efetivação do sistema nos municípios garante o repasse de recursos para a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social. Segundo Genival Miranda, na VII Conferência houve uma grande participação de usuários das políticas sociais, onde se estabeleceu um divisor de águas no que se refere ao maior envolvimento da população e Sociedade Civil, nosso estado também possuía uma estande onde foram apresentados alguns projetos sociais desenvolvidos em São Paulo na área de geração de renda, afirma.