terça-feira, 19 de outubro de 2010

Missa de Ação de Graças pelo Professor na Igreja-Matriz: emoção e fé pela Educação

Aconteceu neste domingo (17) uma Missa em Ação de Graças pelos educadores, realizada na Igreja Matriz São João Batista.

A igreja ficou lotada contando com a presença de centenas de professores da cidade que entraram em procissão com faixas e cartazes com informações de suas escolas. Funcionários e alunos foram recepcionados na entrada do templo. Texto e fotos: Genival Miranda

A secretária de educação de Olímpia, Eliana Bertoncello, representou o prefeito Geninho Zuliani (DEM). Os familiares dos professores também compareceram à celebração que foi marcada por homenagens e muita emoção.
Durante a homilia, o Padre José Antonio citou a profissão de professor como uma missão que cada um traz consigo, sendo mais que um trabalho, um dom de educar e transformar a sociedade para que esta seja mais justa e coerente.


“Ninguém escolhe ser professor, essa profissão cada um de vocês trouxe consigo desde muito cedo, é um dom de Deus para vocês professores e para seus alunos que recebem a dedicação e empenho de cada um, e por isso a exemplo do evangelho proferido devemos rezar e persistir na transformação do ser humano”, disse o celebrante.

Após a celebração, a secretária Eliana Bertoncello Monteiro, prestou uma homenagem aos educadores,afirmando que este “é um dia que sempre nos emociona, por que ser professor é uma benção e uma missão para vida inteira, que Deus abençoe a todos para que continue trilhando este caminho de luz”, disse a secretária.
O professor Thiago Pessoa também prestou sua homenagem lendo o texto “Mudando o mundo” e o professor e compositor Wadão Marques cantou homenageando os educadores. Finalizando com a benção do Padre José Antonio a todos os professores que estavam no altar.

Texto: Blog do Concon

Origem do Dia dos Professores


Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro.
Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Professores não são mais respeitados como vinte anos atrás. Mas, hoje é o dia deles…

Nesta época de eleição todas as questões que envolvem o desenvolvimento humano e do país são ressaltadas e ganham milhares de possíveis projetos e intermináveis promessas. Leia também neste tópico as considerações do professor Genival Miranda sobre a data.
Dentre os temas debatidos alguns ganham mais espaço, devido à importância que representam ou que realmente deveriam representar. Como é o caso da educação. Você já reparou como políticos enchem a boca para falar em educação? Já percebeu que as propostas de mudanças no ensino ocupam muitos minutos na propaganda eleitoral?

Certamente muitos vagamente se lembram, da mesma forma com que se esqueceram da celebração de 15 de outubro e o que realmente representa o professor para o ensino brasileiro.
O dia de hoje para a maioria dos pais e alunos é visto como o último dia da “semana do saco cheio”, período em que os alunos não têm aulas, devido ao feriado de 12 de outubro e ao dia do professor, comemorado hoje.
Mas há tempos atrás, esta data mesma que não comemorada por todos, era vista com respeito e gratidão, da mesma forma com que a figura do professor era assimilada. (Líder News / Rio Preto)
Cena do filme Ao mestre com Carinho

O DIA DELE

Segundo postou hoje em seu Facebook, o professor Genival Miranda, de Olímpia, “no Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. A data remete aos tempos do antigo império – especificamente ao ano de 1847 -, quando D. Pedro I criou um decreto que instituiu o Ensino Elementar no Brasil. De acordo com a norma, todas as cidades e vilas brasileiras deveriam ter suas escolas de “primeiras letras”.
“De lá pra cá muita coisa mudou. Mas, este importante marco simboliza o primeiro passo da universalização do ensino básico brasileiro e o papel primordial do educador – o decreto falava, inclusive, de como os professores deveriam ser contratados”.
Para o professor Genival Miranda, “Professor não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade. Professor é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Professor é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria”.


ORAÇÃO DO PROFESSOR

Oração do Professor: Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação.Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .Obrigado, meu Deus,pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.Amém!


Texto: Blog do Concon

DIA DA CRIANÇA - 12/10/2010


Perfil Infantil

Crianças...Olhos brilhantes! Passos saltitantes!
Seus sorrisos radiantes são verdadeiros diamantes!
Vocês, desconhecem a tristeza! Enxergam só a beleza!
Sejam ricas! Sejam probres! Não importa:"seus
corações são nobres". Neles nascem a linda flor
E o maior dos sentimentos: o verdadeiro amor.
Este é o perfil da esperança do nosso Brasil!
Crianças!!! Parabéns por este dia.
Comemoremos com alegria.
Felicidades mil.

(Autor: Luiz Augusto da Silva).

FELIZ ANIVERSÁRIO - 16/10



Prezado amigo e professor Genival Miranda. Bom dia! Com muita alegria!

Feliz aniversário

"Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso."
Felicidades!!!

Abraços fraternos, do amigo,

Luiz Augusto.

"Por semelhança e harmonia" - Teatro é Poesia:


Homem do Campo

O sertanejo deixa a cama
Ausenta-se da choupana
O orvalho sobre a grama
É o sinal: do trabalho que o chama.

Chapéu com abas largas
Roupas já bem surradas
São as vestes usadas
Durante as duras jornadas.

Com as mãos calejadas:
Pela foice! Pela enxada!
Ferramentas usadas.
Necessidades saciadas.

Cai a noite! Retorna à cabana.
Leva lenha às costas,
Para esquentar o jantar.
Feliz! Olhos a brilhar!

Descansa alegre! A cantarolar.
Pensa: amanhã... Antes de o sol raiar,
Valtarei a trabalhar! A tudo recomeçar:
Para com honradez; minha família sustentar.

No caminho murmura:
Deus que nunca nada me falte.
Para que os meus filhos: possa eu amparar.


(AUTOR: Luiz Augusto da Silva - poeta olimpiemse).



Aquilo que a pena traça o teatro dá vida...dá dinamismo...dá graça...

(Eu).

Professor e amigo Genival, aquele abraço."