sábado, 29 de junho de 2013

O mito de Narciso


Narciso era um belo rapaz, filho do deus so rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por acasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face.
Muitas moças e ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou à idade adulta. Porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas. A ninfa Eco, uma das mais apaixonadas, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para um lugar deserto, onde definhou até que somente restaram dela os gemidos. As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las.
Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso, depois de uma caçada num dia muito quente, a debruçar-se numa fonte para beber água. Descuidando-se de tudo o mais, ele permaneceu imóvel na contemplação ininterrupta de sua face refletida e assim morreu. No próprio Hades ele tentava ver nas águas do Estige as feições pelas quais se apaixonara.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO PELOS 54 ANOS DE UNIÃO DOS MEUS PAIS!!



São 54 anos de vida em comum dos nossos pais. É a isso que viemos hoje agradecer a Deus. 54 anos de muita luta de sofrimento e conquistas, de amor e de fé nas bênçãos que o criador os daria.
Nossos pais Francisca e José começaram sua vida juntos em uma época em que não havia luz elétrica em todos os lugares, em que o dinheiro era escasso, em que roupas e sapatos eram artigos de luxo.
Sempre com muita dificuldade, assim que casaram saíram de uma pequena cidade do interior da Bahia e foram morar em São Paulo Capital, trabalhando de sol a sol na terra das oportunidades, assim começaram a formar a família muito cedo, e com poucos anos de casados já tinham os 3 filhos mais velhos.
Foram tempos difíceis em que o pouco que se tinha era para colocar comida em casa. O sonho de uma vida melhor fora do campo, cidade grande, costumes diferentes e longe dos parentes.
Apesar de toda a dificuldade encontrada, eles não desanimaram. Meu pai por sorte conseguiu aprender o oficio de soldador, havia conseguido também emprego com carteira assinada e assim permanecia nas empresas muitos anos. A luta não cessava, mas com fé, amor e confiança em um futuro melhor, pouco a pouco conseguiram encaminhar os filhos. E também conseguiram encaminhar suas vidas.
No início dos anos 80 já éramos 6  filhos, uma família numerosa e que crescia sempre com o amor de Deus em nosso lar.
Podemos dizer que os maiores bens que nossos pais nos deram e estarão para sempre conosco são a educação, o caráter, o respeito e a dignidade. Esses são bens que não se desfazem e que todos os pais deveriam dar a seus filhos.
Por tudo isso pai, mãe, hoje nós, seus 6 filhos, genros e noras, netos e bisnetos viemos aqui agradecer a Deus por ter feito com que vocês fossem os responsáveis por essa linda família. Agradecemos a vocês pelas noites que passaram acordados cuidando da gente, pelas horas e horas de trabalho para nos dar o mínimo de conforto, pela sabedoria que nos passaram, pela herança de amor que nos deixam e que vamos passar para seus netos e bisnetos.
Amamos vocês e desejamos que Deus continue abençoando suas vidas e o amor de vocês que pelos últimos 54 anos fez crescer nossa família e que ainda fará com que ela dê frutos por muitos e muitos anos.


Por: Genival Ferreira de Miranda
24/06/2013

domingo, 23 de junho de 2013

CONTRIBUIR OU POLEMIZAR?



Não faz sentido as pessoas almejarem participar de cadeiras em colegiados, associações,grupos, apenas para polemizar. Tenho percebido que lideres dos diversos seguimentos se reúnem e discutem, mas não chegam a um acordo para o bem coletivo de suas instituições.

Quantas vezes nos reunimos em empresas, em associações de classe e até em partidos políticos e temos a sensação que não atingimos a nenhum resultado. Muitas vezes chegam a conclusões e propostas que não serão implementadas.

O que, mas me decepciona é a postura de algumas pessoas que quando fazem o uso da palavra, não se preocupam com o equivoco, e pior são enérgicos como se estivessem impondo sua opinião de forma que as outras pessoas tivessem o dever de engolir a sua opinião equivocada sobre as coisas.

Nesse sentido costumo dizer que estas pessoas não estão para contribuir, mas para polemizar, a polêmica não é muito útil quando tem o objetivo de causar apenas tensão, isso significa que a pessoa está pelo "reunismo" apenas, não havendo  necessidade de solução e realizações de ações.

Esse tipo de pessoa dentro de um grupo pode causar um desgaste desnecessário para aquelas pessoas que querem aproveitar o seu precioso tempo para coisas úteis, porque a meu ver, reuniões conduzidas por polêmicas infundadas só podem cair no vazio. A minha formação técnica e prática como pedagogo espera-se sempre que qualquer reunião alcance um resultado produtivo e que ações sejam realmente aplicada. A pior coisa é ver uma reunião jogada no lixo pelo simples fato de que não foram implantadas as ações propostas, pela falta de entendimento de pessoas exibicionistas utilizando a polêmica para chamar a atenção. Portanto, vamos nos reunir, discutir e debater com resultados práticos. Pois, “Reunismo” sem resultado é perda de tempo!

Por: Genival Ferreira de Miranda
23/06/2013