sexta-feira, 22 de junho de 2012

Criada a Academia Olimpiense de Letras na Casa de Cultura

Foi criada a Academia Olimpiense de Letras e eleita a sua primeira diretoria, após a primeira fase que foi a do cadastramento de cerca de 80 escritores da cidade.

 
A próxima fase será a criação dos patronos das cadeiras e planejamento de estratégias e ações para que a Academia se torne mais sólida, segundo informou o diretor de Cultura, Rodrigo Marini.

Dos presentes, formou-se a primeira diretoria, com Matheus de Ávila Cosso, presidente; Júlio César Faria, vice; Claudenice Sisto, 1ª secretária; Taise Renata da Cruz, 2ª secretária; Genival Ferreira de Miranda, 1º tesoureiro; Heitor Monteiro Barbosa, 2º tesoureiro; João Carlos Sponquiado, presidente do Conselho Fiscal; Paulo Barcellos, membro-adjunto do Conselho Fiscal; e Aline Gabryele Balbo, Luci Patrian Bonin, Telia Conceição Prado Rodrigues, Raphael Antonio Grecco Ramos e Ademir Antonio Minari, como sócios-fundadores.
Como sócios-beneméritos, ficaram o prefeito Geninho Zuliani (DEM), o diretor de Cultura Rodrigo César Marini e a secretária de Cultura Marina Pasini Salemi.
Os escritores que queiram fazer parte da Academia Olimpiense de Letras poderão se inscrever, na Casa de Cultura, preenchendo um requerimento de inclusão e, sem seguida, será feita a votação da entrada de novo membro pelos sócios fundadores.

O QUE É LITERATURA?


Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.
A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, literatura japonesa etc.

ORAÇÃO DO PROFESSOR


Oração do Professor: Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação.Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .Obrigado, meu Deus,pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.Amém!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Fundação da Academia Olimpiense de Letras

Aconteceu ontem, 19 de junho de 2012, a implantação da Academia Olimpiense de Letras (AOL).


Os trabalhos para a fundação consistiram em duas etapas. A primeira de cadastramento dos escritores, para sabermos e identificarmos quem eram os escritores de nosso municipio e onde se encontravam, que foi cumprida com exito gerando um cadastro de aproximadamente 80 escritores olimpienses. A segunda etapa iniciou-se ontem com a primeira reunião, a de criação desta academia e de escolha de sua primeira diretoria.
As próximas estapas serão a do desenvolvimento da AOL, a criação dos patronos das cadeiras e planejaremos estrategias e ações para que a mesma se fortaleça.
Dos 80 inscritos, todos foram convocados para a reunião de fundação. Portanto todos escritores que estavam presentes na runião tornaram-se Sócios Fundadores. Ocorrendo também votação para a primeira diretoria da AOL:

1º DIRETORIA ELEITA DA ACADEMIA OLIMPIENSE DE LETRAS:
PRESITENDE: Matheus de Ávila Cosso
VICE PRESIDENTE: Julio Cesar Faria
1ª SECRETÁRIA: Claudenice Sisto
2ª SECRETÁRIATaise Renata da Cruz
1º Tesoureiro: Genival Ferreira de Miranda
2º Tesoureiro: Heitor Monteiro Barbosa

CONSELHO FICAL DA ACADEMIA OLIMPIENSE DE LETRAS:
PRESIDENTE do CONSELHO FISCAL: João Carlos Sponquiado
MEMBRO ADJUNTO do CONSELHO FISCAL: Paulo Cesar Barcellos Pereira
MEMBRO ADJUNTO do CONSELHO FISCAL: Samuel Candido de Oliveira Castro

DEMAIS SÓCIOS FUNDADORES DA ACADEMIA OLIMPIENSE DE LETRAS:
Aline Gabrryele Ballbo – Socio Fundador
Luci Patrian Bonin – Socio Fundador
Lina Arantes – Socio Fundador
Telia Conceição Prado Rodrigues – Socio Fundador
José Roberto Canoas- Socio Fundador
Raphael Antonio Grecco Ramos – Socio Fundador
Ademir Antonio Minari – Socio Fundador
Esta assim formada a Academia Olimpiense de Letras (AOL), tendo como Associados Benemeritos (que auxiliam a mesma, ou que já ajudaram seja de forma material ou moral):
Eugenio José Zuliani – Fundador Benemérito
Marina Pasini Salemi – Fundador Benemérito
Rodrigo Cesar Marini – Fundador Benemérito

* INTERESSADOS A SE ASSOCIAR  À AOL: Ainda podem ser Associados a esta Academia, tantos quantos escritores assim o queiram, mas o processo de inclusão seguirá :
 - Requerimento de Inclusão (a ser feito na Casa de Cultura);
 - Votação de entrada de novo membro pelos membros fundadores;

domingo, 17 de junho de 2012

PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA


Pesquisa: E. Mollo


Propôs-lhes outra parábola, dizendo: "O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce é a maior das hortaliças e torna-se árvore, a tal ponto que as aves do céu se abrigam nos seus ramos".
Mateus 13:31-32
semelhante em Marcos 4:30-32 e Lucas 13:18-19
 
  

O desenvolvimento do progresso nos indivíduos obedece à educação de que o fazem, ou de que ele próprio se faz objeto.

A educação do homem corresponde ao cultivo das plantas. Quanto mais esmerado seja este cultivo, mais louçãs aquelas se desenvolverão e mais abundantes frutos produzirão.

Quanto melhor educado seja o homem - e isto é de senso comum - tanto mais rapidamente ascenderá na escala da perfeição.

Tarefa santa é a que o indivíduo empreenda para bem educar-se. A todos os que se preocupam com o próprio adiantamento se acha confiada esta tarefa. Porém, é preciso que ela se execute com método e o método também não se pode impor, nem sequer aconselhar-se. Cada um deve procurar formá-lo, pois o indivíduo, na tarefa da auto-educação, deve empenhar-se por nada querer de empréstimo, por dever tudo a si próprio, porque só então seu aperfeiçoamento poderá ser considerado obra sua, como precisam ser todas as aquisições efetivas do Espírito.

Angel Aguarod
no livro "Grandes e Pequenos Problemas"

A parábola do grão de mostarda mostra a valorização do fenômeno do crescimento espiritual para merecer o "Reino do Céu". Ao lançar a semente da boa palavra e da vocação em seu coração, o homem inicia a sua transformação íntima, cultivando o seu campo espiritual. Cultivando as primícias do bem e do amor, semelhantes a uma pequenina semente de mostarda que é depositada em seu coração, o Espírito do homem encarnado se eleva no campo das virtudes santificantes, passando a merecer que "as aves do Céu", ou seja, os Espíritos do Senhor sejam atraídos pelas suas novas qualidades interiores, ajudando-o, assim, a galgar melhor a escalada do progresso espiritual, aproximando-
se cada vez mais do Criador. 

Trecho extraído do livro
Curso de Aprendizes do Evangelho da FEESP


Curiosidade
 

No Oriente, há uma espécie de mostardeira que chega a dar uma árvore de alguns metros de altura, oferecendo guarida às aves, como diz a parábola de Jesus.

Esta planta é conhecida como cevada, e era muito comum na Palestina por ser um lugar quente, seu ambiente preferido. Seu plantio era feito próximo ao lago Tiberíades e ao longo do rio Jordão, atinge as dimensões de uma árvore de 3 a 4 metros de altura e torna-se lenhosa em sua base. Pintassilgos, sobretudo, que parecem muitos gulosos dos grãos de cevada, vêm em bandos pousar sobre os ramos dessa árvore e comer os seus grãos (os árabes a conhecem como: árvore de cevada).


Artigo reproduzido com a autorização do autor

IMAGEM

 A importância de analisar os aspectos do direito à imagem à luz do princípio da dignidade da pessoa humana se manifesta, devido ao fato da imagem ser um direito explorável financeiramente, gerar efeitos diversos, tanto no âmbito do indivíduo, passível de ter sua privacidade mitigada, quanto no âmbito coletivo, pois a imagem é, também, uma manifestação cultural. Cada vez mais aumenta a preocupação dos operadores do direito com os limites da tutela do direito à imagem, pois o mundo moderno, globalizado e multifacetado assim requer. A exploração do direito à imagem deve ser feita tendo como parâmetro o princípio da dignidade da pessoa humana, mesmo nos casos de pessoas públicas, pois este princípio é um dos fundamentos da República.
É muito curioso como as pessoas se apegam a imagens, o que representa uma imagem?? sou ator posso representar qualquer papel, qualquer perssonagem que eu quiser, posso ser faxineiro, doutor, religioso, empregado ou patrão...mas isso é temporário, não serei nada disso pela eternidade...mas a minha alma será eterna e ela será sempre a mesma!! e tenho dito!!
 
Por: Genival Miranda

Testemunho Lindo!!



TESTEMHUNHO LINDO!!

Todos os domingos à tarde, depois da missa da manhã na igreja, o velho padre e seu sobrinho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos sacros.
Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do padre e seu sobrinho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito. O menino se agasalhou e disse:

-Ok, tio padre, estou pronto. '

E o padre perguntou:

-'Pronto para quê?':

-'Tio, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. '

O padre respondeu:

-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito. '

O menino olhou surpreso e perguntou:

-'Mas tio, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'

O padre respondeu:

-'Filho, eu não vou sair nesse frio. '

Triste, o menino perguntou:

-'Tio, eu posso ir? Por favor!'

O padre hesitou por um momento e depois disse:

-'Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado, filho. '

-'Obrigado, tio!'

Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos sacros a todos que via.
Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.

Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda. Ele tocou de novo e desta vez a porta se abriu bem devagar.
De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:
-'O que eu posso fazer por você, meu filho?'
Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este
pequeno menino disse:
-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR. '
Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:
-'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'
Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Padre estava no altar, quando a missa começou ele perguntou:
- 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'
Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.
Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.
- 'Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem antes do domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.
Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço.
De pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei:
-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. '
Eu esperei e esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa que estava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei:
-'Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar. '
Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta,
enquanto a campainha soava cada vez mais alta.
Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês!
As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou com voz de querubim:
-'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. '
Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos.
Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e atenciosamente li cada palavra deste folheto.
Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora sou uma FILHA FELIZ DE DEUS!!!
Já que o endereço da igreja estava no verso deste folheto, eu vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO ao anjinho de Deus que no momento certo livrou a minha alma de uma eternidade no inferno. '
Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja.
O Velho Padre desceu do altar e foi em direção a primeira fila onde o
seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu sobrinho nos braços e
chorou copiosamente.
Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este.


Começo a semana com esse lindo testemunho. 
Desejo a todos vocês uma...