sábado, 11 de agosto de 2012

SANTA CLARA EXEMPLO DE AMOR


Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara d'Assisi) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1193, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253, foi a cofundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.
Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.
Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.
Em outra ocasião, aquando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão.

Basilica de Santa Clara, Assis.
Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.
Diversos episódios da vida de Santa Clara e São Francisco compõem os Fioretti de São Francisco. Escritos muitos anos após a morte de ambos, é dificil atestar a correção destes relatos, mas, com certeza, retratam bem o espírito de ambos e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas.

PAI, VOCÊ É MEU HERÓI !

Pai, palavra pequena, mas de uma valor inquestionável,
meu grande herói, homem de muita garra,
não comparada a qualquer querreiro, mas sim a um pai vencedor.

Pai, você é parte dos grande mistério que envolve a vida,
você da vida a um novo ser, auxiliando a Deus no Seu
grande propósito.

É muito dificil falar de você. Talvez, tudo o que eu disses,
seja pouco, diante do muito que você merece ouvir.

Como é linda a palavra Papai.
Todas as letras deste nome, representam um pouco
da sua grandiosidade.

Paizão, amparo, proteção incomparável,
Meus pensamentos lhe buscam a todo instante,
pedindo sempre a orientação quardada na memória
que você transmite com sua grande sabedoria,
desde que ensinou os primeiros passos, no caminhar
para uma vida honesta.

Neste dia, reservado especialmente á você,
quero pedir a Deus que proteja seus passos,
lhe cobrindo de inúmeras bençãos, ascendendo
cada vez mais a chama do amor existente
no seu coração de pai.

Parabéns pelo seu dia, meus grande herói
Te amo, pai.

PRECONCEITO LINGUISTICO



Os chamados erros lingüísticos  não existem nas línguas  naturais, pelos ensinos da  gramática normativa acaba gerando o preconceito  lingüístico. O sociólogo  Nildo  Viana, nascido em  Goiás,  foi o primeiro que apresentou uma visão marxista, para  Viana esta ligada a um processo social. Segundo o autor a língua  escrita  denomina  nos  colégios  e a fonte de preconceito linguístico, pois a língua escrita veiculada pelo colégio se torna a língua padrão  e  todos devem seguir e assim ele conclui que as escolas são as bases dos preconceitos linguísticos, e estas reproduzem o preconceito linguístico.
Uma  certa vez a autora inglesa  Deborah Cameron comenta uma situação na qual ela estava com um grupo dessas pessoas (em um centro de estudos culturais) e, quando ela disse que era uma linguísta, todos ficaram animados, e disseram: “Uau, como os linguístas combatem esses abusos da linguagem?  A autora, meio sem jeito, acabou evitando a discussão. Ela acredita que eles não entenderiam que a linguística é uma ciência descritiva, e não prescritiva
Da mesma forma que a humanidade evolui e se modifica com o passar do tempo, a língua acompanha essa evolução.
 Existem quatro modalidades que explicam as variantes linguísticas:
1.   Variação  histórica (palavras e expressões que caíram em desuso com o passar do tempo);
2.   Variação  geográfica (diferenças de vocabulário, pronúncia de sons e construções sintáticas em regiões falantes do mesmo idioma);
3.   Variação  social (a capacidade linguística do falante provém do meio em que vive, sua classe social, faixa etária, sexo e grau de escolaridade);
4.   Variação  estilística (cada indivíduo possui uma forma e estilo de falar próprio, adequando-o de acordo com a situação em que se encontra).
Existe uma regra de ouro da linguística que diz  só existe língua se houver seres humanos que a falam.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"Gente" como a Gente

"Gente" com Gente

Tem gente que machuca os outros, tem gente que não sabe amar, têm gente que é orgulhosa e prepotente, arrogante, deselegante... Porque será???

Esse tipo de "gente" ,com os definidos predicativos, é ou se faz de "ignorante". Mal sabe, penso, que no final, igualmente, à mesma caixa ficará "gente" com gente.

Enquanto existir esse perigoso tipo de "gente"; a verdeira gente tem que ser mais inteligente para conviver com essa"gente" que de tão prepotente tentam amedrontar gente. É "vero"; é fato! Alerto: lembre-se sempre desta história ou estória:

O rato e o gato

Certo dia um rato saiu da toca para apreciar uma fanfarra que passava e tocava lindas músicas afinadas. Entretido não percebeu a presença do seu maior inimigo.Tremeu de medo e sem se acovardar pensou: para não correr, deste gato selvagem, tenho que ter coragem.Ato contínuo; o gato surpreendido mostrou suas garras afiadas até então escondidas.O rato determinado mesmo intimidado buscou coragem. Naquele dia o gato fugiu pois o ratinho reagiu.Então o felino refletiu: se o rato não tivesse medo; coragem não buscaria abominando a covardia.

Depois de tanta gente com "gente"; se eu disser, sinceramente ,a gente mente. Não sei se sou coerente ou incoerente; sei lá...daqui há pouco de tanta gente com "gente" (repito) abala a minha mente e ao invés da mangueira de boracha, no meu jardim, enxergar enorme serpente. Nossa! Estou delirante; "falante" desvairadamente.Ué! Você entendeu alguma coisa? Entendeu sim;... Pelo menos que é mais importante a gente do quê "gente". Né?

Nota: Se é nexo ou desconexo...côncavo ou convexo, independentemente do sexo; francamente, que o reflexo do complexo seja a humildade. De que adianta, a superioridade...a inferiioridade...se nada acontece por acaso e nem de acordo com a nossa vontade.Hein!?...Hein!?...

Ah! Já ia esquecendo: a melhor forma para identifcarmos o louco será quando acharmos que o outro é louco.

Autor: Luiz Augusto da Silva - Olímpia - São Paulo - 15 de maio de 2011. Fonte de inspiração: instantes de lucidez. (O primeiro parágrafo é de autoria do porfessor Genival Miranda)

>>>

Abraçãoooo...