Um comportamento
indisciplinado é qualquer acto ou omissão que
contraria alguns princípios do regulamento interno ou regras básicas estabelecidas pela
escola ou pelo professor ou pela comunidade. A indisciplina é uma resposta à autoridade
do professor.
O aluno contesta porque não está de acordo com as exigências do professor, com
os valores que ele pretende impor, com os seus critérios de avaliação, a sua
parcialidade, ... Existe entre o professor e o aluno uma relação desequilibrada. O aluno
não aceita o professor ou a sua disciplina. O professor não consegue motivar o aluno ou
despertá-lo ou cativá-lo.
Os motivos da indisciplina podem ser extrínsecos à aula , tais como problemas familiares, inserção social ou escolar, excessiva protecção dos pais, carências sociais, forte influência de ídolos violentos, etc. Nestes casos o professor pouco pode fazer. No entanto existem outras causas que resultam de disfunções entre os alunos e a escola.
Os motivos da indisciplina podem ser extrínsecos à aula , tais como problemas familiares, inserção social ou escolar, excessiva protecção dos pais, carências sociais, forte influência de ídolos violentos, etc. Nestes casos o professor pouco pode fazer. No entanto existem outras causas que resultam de disfunções entre os alunos e a escola.
Desmotivação dos alunos e o desinteresse explicito por aquilo que se pretende
ensinar ou qualquer outro comportamento inadequado, por vezes não são mais do que
chamadas de atenção ao professor sobre os seus métodos de ensino ou sobre as
estratégias de relação na aula. O professor deve ser explícito e justo na negociação
do contrato que é feito com os alunos. A alteração das regras pode provocar
indisciplina.Um aluno indisciplinado pode não ter insucesso.
O aluno traz para a aula os valores e atitudes que foi apreendendo até aquele momento. A indisciplina pode ser um reflexo da ausência de condições para uma adequada educação familiar.
A indisciplina pode surgir como a outra alternativa ao seu insucesso escolar, procurando deste modo "valorizar" a sua relação com os outros. Este insucesso não se refere exclusivamente às classificações nas disciplinas, mas também em certos valores, que ele pensa serem assumidos pela comunidade, e que o aluno não vê reflectido nele.
A própria constituição física ou intelectual do aluno pode provocar comportamentos indisciplinados. A imaturidade, a vadiagem, a desatenção, a incapacidade de fixação, o baixo rendimento escolar, a agressividade devem ser pesquisadas como sintomas de distúrbios mais profundos (quer fisiológicos, quer emocionais), que é preciso tratar, sem o qual as repressões ou sanções serão totalmente ineficazes e até contraproducentes.
A Conversa entre os alunos pode ser outra forma de
indisciplina. Os alunos falam e continuam a falar, mesmo depois do professor os chamar à
atenção.
- Porquê a necessidade de conversar nas aulas ?
· Para relatar assuntos exteriores à
sala de aula.
· Para mostrar que faz parte do
grupo/turma.
· Para mostrar oposição à autoridade
do professor.
· Para esclarecer ou compreender o que o
professor acabou de dizer.
· Para mostrar o seu descontentamento com
a disciplina e/ou o professor. Etc .
*Utilizam-se estratégias adequadas a cada aluno e a cada situação. A linguagem e o
discurso adequados do professor são instrumentos capazes de alterar alguns
comportamentos.
Como prevenir
comportamentos indesejáveis numa aula?
A prevenção deverá ser ponderada.
No inicio do ano escolar os desconhecidos encontram-se com apreensão. Tanto o professor
como os alunos fazem avaliações mútuas. O professor utiliza estratégias mais ou menos
adequadas de modo a prevenir comportamentos indesejáveis. Define as regras
comportamentais, de um modo explicito ou não, entre os alunos e entre si e eles,
principalmente se a turma se mostra muito indisciplinada. Regras estas que vão sendo
reforçadas ou tornam-se flexíveis ao longo do ano, paralelamente a uma pioria ou uma
melhoria das atitudes dos alunos.
O professor é um líder. Para os alunos, o professor é a imagem de um ideal
(positivo ou negativo), queira-se ou não.
Um objectivo do professor é favorecer um determinado modelo de conduta. Favorecer o
desenvolvimento de comportamentos e uma forma de estar na vida para o aluno.
O professor assume no início algumas atitudes, que ao longo do ano se tornam mais
ou menos flexíveis:
- mostrar-se sério nas primeiras aulas,
não tendo um sorriso fácil;
- impedir ou limitar as saídas durante a
aula;
- não permitir que se levantem do lugar
sem que peçam autorização;
- não permitir que troquem materiais sem
que peçam autorização;
- dispor os alunos em lugares fixos de
modo a favorecer a cooperação e a concentração;
- quando um aluno ou o professor fala os
outros escutam;
- não confundir a simpatia com o
"porreirismo da silva".
Se o professor assumir uma atitude disponível mas realista, dando confiança aos alunos
mas sem perder a situação e sem se mostrar inutilmente permissivo, é possível que
consiga evitar alguns conflitos.
É muito importante a fase inicial do ano. Torna-se conveniente evitar o mais possível o recurso a castigos e a críticas. O professor deve assumir a atitude de quem detém um poder mas não se sabe bem quanto nem quando o vai usar. Se um professor usa demais as mesmas armas, acaba por ficar desarmado. Não é aconselhável a censura permanente, sendo mais adequado ignorar os comportamentos incorrectos que não perturbem directamente com o desenrolar da aula. Utilizam-se estratégias adequadas a cada aluno e a cada situação.
A seguir apresentam-se a algumas estratégias que o professor pode adoptar para prevenir comportamentos indisciplinados.
» Reflectir sobre as atitudes e
funções do professor .
» Planificar a aula cuidadosamente
em todos os seus momentos. Promove-se a concentração. Quanto mais eficaz e bem
organizada for uma aula, melhor vai ser o comportamento de cada aluno.
» Cativar os alunos para a sua
disciplina, de modo que eles não digam que "a veradeira vida é lá fora".
» Observar cada aluno.
» Favorecer o desenvolvimento da autoconfiança.
» Fomentar o respeito mútuo entre
os alunos e entre os alunos e o professor.
» Discutir com os alunos o regulamento
de uma turma, respeitando-o e fazendo-o respeitar.
Bastante pertinentes suas colocações e argumentos. Só acho que se pode acrescentar mais um elemento: "o exessivo número de alunos por sala de aula". Acredito que com salas de aula superlotadas, como é a realidade brasileira, fica difícil controlar a indisciplina.
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