terça-feira, 19 de outubro de 2010

Professores não são mais respeitados como vinte anos atrás. Mas, hoje é o dia deles…

Nesta época de eleição todas as questões que envolvem o desenvolvimento humano e do país são ressaltadas e ganham milhares de possíveis projetos e intermináveis promessas. Leia também neste tópico as considerações do professor Genival Miranda sobre a data.
Dentre os temas debatidos alguns ganham mais espaço, devido à importância que representam ou que realmente deveriam representar. Como é o caso da educação. Você já reparou como políticos enchem a boca para falar em educação? Já percebeu que as propostas de mudanças no ensino ocupam muitos minutos na propaganda eleitoral?

Certamente muitos vagamente se lembram, da mesma forma com que se esqueceram da celebração de 15 de outubro e o que realmente representa o professor para o ensino brasileiro.
O dia de hoje para a maioria dos pais e alunos é visto como o último dia da “semana do saco cheio”, período em que os alunos não têm aulas, devido ao feriado de 12 de outubro e ao dia do professor, comemorado hoje.
Mas há tempos atrás, esta data mesma que não comemorada por todos, era vista com respeito e gratidão, da mesma forma com que a figura do professor era assimilada. (Líder News / Rio Preto)
Cena do filme Ao mestre com Carinho

O DIA DELE

Segundo postou hoje em seu Facebook, o professor Genival Miranda, de Olímpia, “no Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. A data remete aos tempos do antigo império – especificamente ao ano de 1847 -, quando D. Pedro I criou um decreto que instituiu o Ensino Elementar no Brasil. De acordo com a norma, todas as cidades e vilas brasileiras deveriam ter suas escolas de “primeiras letras”.
“De lá pra cá muita coisa mudou. Mas, este importante marco simboliza o primeiro passo da universalização do ensino básico brasileiro e o papel primordial do educador – o decreto falava, inclusive, de como os professores deveriam ser contratados”.
Para o professor Genival Miranda, “Professor não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade. Professor é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Professor é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria”.


ORAÇÃO DO PROFESSOR

Oração do Professor: Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação.Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .Obrigado, meu Deus,pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.Amém!


Texto: Blog do Concon