segunda-feira, 4 de junho de 2012

A FAMÍLIA – ELEMENTO BÁSICO DA SOCIEDADE


Quase todas as pessoas nascem, crescem e vivem numa família. E acham isso tão natural como o ar que respiram. Por isso, talvez nunca lhes tenha ocorrido à idéia de estudar a família. Você por caso, sabe: o que é a família? Quais os tipos de família? Porque a família é importante? Quais as funções da família?
A família é uma instituição social. Instituições são formas sociais básicas. Quando determinado costume, hábito ou comportamento coletivo adquire condições de permanência, diz-se que se institucionalizou. O grupo familiar é dos primeiros que surgem na história da humanidade. É também o primeiro grupo ao qual pertencemos logo ao nascer.
O homem é um ser social, isto significa que se aperfeiçoa se completa e se sente feliz levando a vida em comunidade. Para isso precisa aprender a viver de forma coletiva, estabelecer princípios e modelos que o façam uma pessoa com dignidade.
A família sendo a base de todos os grupos já conhecidos tem a missão de colaborar no desenvolvimento do individuo, protegendo-o e conduzindo-o a um relacionamento social apropriado, com respeito e cidadania. A sociedade é formada por diversos tipos de famílias, são modelos diferenciados, porém possuem uma característica básica que é igual para todas: a unidade. A família é constituída pelos os pais e pelos filhos, sendo membros de um só corpo, ligados entre si não só pelo sangue ou parentesco, como também, pelo amor, pelo auxilio mutuo e pela compreensão.

2 comentários:

  1. Familia é base, amizade é afinidade, compreensão.
    Familiares podem ser amigos!
    Amigos podem ser familiares!
    Ambos são eternos.
    Familiares a gente aprende a gostar, e ama mesmo assim.
    Amigos a gente escolhe e não abre mão.

    ResponderExcluir
  2. A família é um território que oferece a oportunidade de demonstrar nossa humanidade, com amor e paixão.

    ResponderExcluir