quinta-feira, 4 de abril de 2013

Intercâmbio, quem faz?


Primeiro eu quero te explicar que intercâmbio é o fato de uma pessoa permanecer por um determinado período em outro país com a finalidade de estudar ou obter experiência e conhecimento através da vivencia com outros povos e culturas.

Apesar do crescimento do número de brasileiros nos últimos anos interessados em fazer um intercâmbio, isto não representa uma novidade, pois desde que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, já se fazia intercâmbio para a Europa. Após a Segunda Guerra Mundial em 1945 quando os países da Europa tiveram que se reestruturar, o intercâmbio ganhou adesão e força.

Durante os últimos anos, o Intercâmbio de idiomas praticamente se tornou sinônimo de “intercâmbio” no entanto, é crescente o número de Brasileiros que a cada ano buscam uma experiência no exterior.
Os brasileiros buscam ofertas de cursos em vários países, hoje já se compreende que uma experiência fora do Brasil, vivenciando outras culturas é extremamente enriquecedora para sua vida profissional.

Apesar da grande quantidade de brasileiros optando pelos intercâmbios nos EUA e no Canadá, hoje já se pode contabilizar números equivalentes ou ainda maiores na preferencia dos cursos nas Universidades Portuguesas e um dos grades motivos é pela questão do idioma. Neste caso, os Brasileiros buscam cursos universitários, Mestrados e Doutorados. A vantagem é que em Portugal não se exige exame de proficiência em línguas e isso facilita tudo, além do que, as universidades européias possuem excelente padrão.

Por: Luciene Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário