sexta-feira, 1 de junho de 2012

Porque que alguns alunos do ensino médio, falta com respeito para com o professor, dentro da sala de aula?


Pelo pouco que eu sei sobre psicologia evolutiva, os adolescentes em idade de ensino médio (entre 15 e 18 anos aproximadamente) estão na fase de estabilizar a personalidade deles em termos mais abstratos, o que faz com que eles queiram ser diferentes daquelas pessoas que "controlam" as vidas deles, no caso, pais e professores.

Existem várias formas de mostrar isso, mas algumas pessoas só encontram essa forma desrespeitando outros, seja onde for. Por esse mesmo motivo é comum ver que as brigas familiares aumentam em número, frequência e intensidade, que eles só se entendem com seus iguais, que também querem ser diferentes dos pais e cuidadores em geral. Também por causa disso é comum uma velha frase: "vocês não me entendem!"

O importante em casos como esses de desrespeito é não se deixar levar pela raiva que o momento pode trazer, nem tampouco fingir que nada aconteceu. O professor precisa na mesma hora mostrar que tem o controle da situação. Se acha que não vai conseguir resolver o problema no momento com assertividade, deve então ao menos chamar o aluno a permanecer após a aula para que conversem sobre o ocorrido. Se o desrespeito foi na frente de todos, então a resposta (ou pelo menos essa chamada para permanecer depois da aula) deve também ser na frente de todos.
Fonte:
Um professor com um pouco de conhecimento sobre psicologia da educação e assertividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário