"O estudo da
gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo
da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da
educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos.
Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo
e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer. Quero educar os educadores.
E isso me dá grande prazer porque não existe coisa mais importante que educar.
Pela educação o indivíduo se torna mais apto para viver: aprende a pensar e a
resolver os problemas práticos da vida. Pela educação ele se torna mais
sensível e mais rico interiormente, o que faz dele uma pessoa mais bonita, mais
feliz e mais capaz de conviver com os outros. A maioria dos problemas da sociedade
se resolveria se os indivíduos tivessem aprendido a pensar. Por não saber
pensar tomamos as decisões políticas que não deveríamos tomar. Se você desejar
saber com detalhes o que penso sobre a educação, leia os livros que se
encontram na sala Biblioteca. Nas minhas conversas com educadores meus temas
favoritos são: A alegria de ensinar, A educação dos sentidos, O prazer de ler,
A arte de pensar, O educador como sedutor, O educador como feiticeiro, O
educador como artista, O educador como cozinheiro, As leis do pensar criativo,
Anatomia do pensamento: informação, razão, inteligência, conhecimento, alegria,
Aprendendo a desaprender, Entre a ciência e sabedoria: o dilema da educação,
Educação e política, Educação e Vida, Aprendizagem e prazer." - Rubem
Alves.
Os projetos de artes/teatro devem propor um olhar
de aproximação às potencialidades expressivas de cada um de nós, para
que se possa buscar a essência de uma educação mais sensível.Educação que respeite e promova a expressão lúdica e artística.Educação
que seja a semente do cidadão pleno: aquele que se reconhece em sua
própria narrativa e é capaz de brincar e celebrar a existência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário