Trabalho em Projetos Sociais
a dez anos, quero aproveitar este espaço e colocar a minha experiência na
aplicação de oficinas de teatro fora da sala de aula, uma vez que o teatro na
escola na minha opinião inda não é valorizado. Sendo assim o teatro sem
compromisso em outros espaços é instrumento de reflexão e interação. Comecei a
desenvolver em 2003 o projeto de formação humana na Associação Olimpiense de
Promoção ao Adolescente, onde preparava jovens adolescentes de 14 a 18 anos para o mercado de
trabalho, o aprendizado era realizado com "Role Playing", jogos
teatrais, exercícios de oralidade, para quebra de timidez e desinibição,
desenvolvendo lideranças..etc...os resultados foram ótimos, de maneira que ate
houve reflexo no rendimento escolar destes jovens, preparando-os de fato para o
mercado de trabalho.
O teatro possui valorosa importância social na ação educativa e oferece inúmeras situações de aprendizagem, interagindo com o cotidiano da comunidade. Assim, funciona como elo entre cultura, sociedade e indivíduo.
Nos projetos sociais podemos
trabalhar os grupos desenvolvendo temas e situações do cotidiano de sua
comunidade, a encenação com as crianças e adolescentes de problemáticas propõe
uma reflexão sua realidade e causa outro olhar para coisas que não são
pensadas. O teatro tem o poder de transformar, tanto para quem faz como para
quem assiste. Quando falamos de comportamento, disciplina e regras, neste caso
estamos falando do contexto social de convivência. Os conflitos são melhor
entendidos quando são encenados, a repetição ou imitação do que se vive, pode
mudar a forma de sentir, e com isso aprendemos muito mais a lidar com os
conflitos.
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