segunda-feira, 1 de abril de 2013

O QUE É FILOSOFIA

O problema crucial é o seguinte: a Filosofia aspira à verdade total, que o mundo não quer. A Filosofia é, portanto, perturbadora da paz.
E a verdade o que será? A filosofia busca a verdade nas múltiplas significações do ser verdadeiro segundo os modos do abrangente. Busca, mas não possui o significado e substância da verdade única. Para nós filósofos, a verdade não é estática e definitiva, mas movimento incessante, que penetra no infinito. 
No mundo, a verdade está em conflito perpétuo. A Filosofia leva esse conflito ao extremo, porém, o despoja de violência. Em suas relações com tudo quanto existe, o filósofo vê a verdade revelar-se a seus olhos, graças ao intercâmbio com outros pensadores e ao processo que o torna transparente a si mesmo.
Quem se dedica à Filosofia põe-se à procura do homem, escuta o que ele fiz, observa o que ele faz e se interessa por sua palavra e ação, desejoso de partilhar, com seus concidadãos, do destino comum da humanidade. Eis por que a Filosofia não se transforma em credo. Está em contínua pugna (luta) consigo mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário