terça-feira, 28 de agosto de 2012

VOLUNTÁRIO: PARABÉNS PELO SEU DIA!

Dia 28 de agosto é o dia Nacional do Voluntário. Dia daqueles que dedicam, com orgulho, parte dos seus dias a causas em prol da humanidade. Dia daqueles que, mais do que ajudar, transformam vidas. Por isso, a data deve ser lembrada e comemorada!
Até porque, ajudar a sociedade não é apenas uma forma de contribuir para a comunidade, mas também é uma forma de obter novas experiências e até atribuí-las em seu currículo futuramente. O trabalho voluntário vem sendo cada vez mais visto como uma forma de exercer o que os profissionais realmente gostam ou mesmo de encontrar significado no que fazem. O resultado é que o trabalho voluntário é bom para todos. Para quem faz, para quem recebe e para quem observa!
E para celebrar a data, diversas ações costumam ser organizadas. Uma jornada com variadas atividades? Visitas às instituições? Campanhas nas ruas ou nas redes sociais para mobilizar mais voluntários? Essas são apenas algumas das ideias. E você, o que pretende fazer?

Um pouco de história

No Brasil, a data foi escolhida em 1985 pelo então presidente José Sarney. A lei, de número 7.352 reconheceria esse dia como dedicado ao Trabalho Voluntário por todo o território nacional.
No ano 2000, nasce o Portal do Voluntário e hoje, segundo pesquisa da ONU, são mais de 45 milhões de brasileiros envolvidos em trabalhos voluntários. Outro dado reflete a importância do voluntariado no país: cerca de 83% de toda a o população do Brasil acredita que tal forma de trabalho é importante para o crescimento social e econômico nacional.
Mas ainda temos muito o que fazer. Apenas pouco mais de 10% do brasileiros de fato exercem alguma forma de trabalho voluntário. De qualquer forma, a sua ajuda é essencial para celebrarmos mais um dia do Voluntário e para conseguirmos alcançar estatísticas mais positivas.
Internacionalmente, o dia do Voluntário é comemorado dia 5 de dezembro. Está aí mais uma razão para relembrar a importância do voluntariado, só que dessa vez em escala global. E sempre tendo em mente que juntos, podemos transformar o mundo!